quinta-feira, 12 de abril de 2012

Releituras de Cândido Portinari chegam à Sabina Escola Parque do Conhecimento


O artista plástico Gonçalo Pavanello criou versão interativa para a obra Meninos Soltando Pipas.
Das mãos dos garotos pintados saem linhas que levam as pipas presas no teto da exposição.
Portinari retratava brincadeiras de rua da época

Trinta e um artistas plásticos mostram às crianças suas visões sobre o trabalho do pintor brasileiro

Trinta e um artistas plásticos realizaram releituras de obras do pintor brasileiro Cândido Portinari especialmente para o projeto Vida e Arte, que está em sua terceira edição na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. Desta vez, no entanto, o projeto chega com novidades ao proporcionar, por meio da participação ativa das crianças, a integração das artes plásticas com as artes cênicas. A cerimônia de abertura da exposição foi realizada hoje (29) às 10 horas, com a presença da Secretária de Educação Cleide Bochixio.

As peças, em exposição até 26 de agosto, foram produzidas por artistas plásticos representados pela galeria Mali Villas-Bôas, como Malu Montesino, Ana Mora, Célio Rosa, Lucia Singer, Paulo Stocco e Gonçalo Pavanello. Como nas mostras anteriores (sobre Da Vinci e Monet), todos foram convidados a dedicar sua criatividade para interpretar e recriar obras do famoso pintor, com foco no olhar infantil. “É a primeira vez que faço um trabalho voltado para esse público. Por isso, abusei das cores intensas que despertam muito o interesse das crianças”, conta a designer gráfica Ana Mora, que realizou um trabalho de arte digital.

O contato com as obras possibilita, em primeiro lugar, que as crianças conheçam Cândido Portinari, sua história e o contexto social de suas obras. “Queremos, também, despertar a curiosidade e o gosto pela arte, além de ampliar os conhecimentos gerais dos alunos”, explica a coordenadora da Sabina, Sílvia Sanchez. Ela acrescenta que a exposição possibilita ainda a abordagem de temas transversais como história e geografia. “O teor social das obras de Cândido Portinari permite a construção de um painel histórico-geográfico, enfocando questões como seca, condições de trabalho no campo, brincadeiras antigas e modernas”, destaca.

Ana Mora, designer gráfica, criou obra que faz referência à miscigenação muito abordada por Portinari.
Fotos: Caio Arruda (PSA)


Orbetelli - Obras da exposição sobre Cândido Portinari foram criadas para agradar o público infantil.
Fotos: Caio Arruda (PSA)




Para a atividade de artes cênicas foi confeccionado figurino para a representação teatral. Com eles, as escolas que visitam a mostra Cândido Portinari Vida e Obra são convidadas a fazer a encenação da famosa obra “Café” de Portinari. Com a atividade, o passeio proporciona, ainda, contato com outro tipo de atividade artística, as artes cênicas, além estimular a cratividade e a invenção de novas histórias a partir de uma imagem apresentada.


Quem foi Cândido Portinari

As crianças com idade entre 6 e 10 anos são o público alvo da Mostra que promete ser também um ótimo passeio para os adultos, ao apresentar novas interpretações de quadros famosos de Portinari.

O pintor decidiu retratar sua terra e sua gente. Desde então, e até o fim de sua vida, em 1963, dedicou-se a cumprir essa tarefa. Pintou crianças brincando, trabalhadores do café, retirantes, caboclos, expressões de religiosidade, fatos históricos. Foi reconhecido como gênio em uma geração repleta de gênios – Villa-Lobos, Mário de Andrade e Carlos Drumonnd. As 4.600 obras deixadas pelo artista formam um acervo único sobre o Brasil, disperso em coleções por mais de vinte países.



SERVIÇO:

Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.

Horário de Funcionamento: das 9 h às 17h para escolas agendadas, de terça a sexta. Aos finais de semana, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário